quarta-feira, 8 de junho de 2011

Decidindo o que é Arte...

Decidir o que é Arte e avaliar uma obra de arte são duas faces da mesma moeda.Não há uma maneira objetiva e infalível para determinar o que é arte e o que não é,e ainda que houvesse, isso não nos habilitaria a avaliar a qualidade.Quando em geral as pessoas questionam se algo é Arte estão querendo saber se aquilo é arte de boa qualidade. Enquanto os especialistas não determinam regras exatas, o leigo em geral recorre à última estância de suas defesas e então preferem aceitar que não sabem nada sobre Arte e dão preferencia ao gosto pessoal.É difícil encontrar pessoas que não saibam nada sobre Arte.A Arte é parte integrante de nossa vida estamos diante dela o tempo todo. E ainda que este contato seja o mais superficial em geral as pessoas sabem quando estão diante de algo que é arte.Os hábitos e as circunstâncias em geral nos colocam diante de formas que por diversos meios já nos foram impostos e assim pouco a pouco vamos absorvendo uma sensibilidade para o que é arte e ainda que isso parece unicamente escolha e gosto pessoal, há aí valores subjetivos que já foram incutidos em nosso julgamento.
Para compreender a Arte precisamos refletir sobre a razão pela qual o artista cria e para quem.
O nascimento de uma obra de arte é uma experiencia compartilhada entre o artista e o público pois o artista não cria simplesmentente para sua propria satisfação.
A obra de arte não está completa enquanto não encontra um público certo pois é na aprovação que ela se completa. Porém, é preciso compreender que o artista não cria apenas p obter aprovação no sentido estético, muitas vezes ele é um questionador e busca com sua obra provocar as platéias.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial