O CAMPO DA ARTE
O campo fenomenal da arte é dificilmente delimitável:cronologicamente compreende manifestaçãções que vão da mais remota pré-historia até os nossos dias; geograficamente, todas as áreas habitadas da comunidade humana, qualquer que seja o grau de desenvolvimento cultural. Consideram-se artísticas atividades muito diferentes entre sí:não apenas as artes chamadas visuais,mas também a música, a poesia , a dança, o espetáculo e outros.Pode-se considerar obra de ate um complexo monumental e até uma cidade inteira, e podem considerar-se obras de arte em si mesmas as coisas que constituteem aqueles conjuntos ( edificios religiosos e civis, publicos e privados; ruas, praças parques pontes estatuas, fontes etc,).
As funçõespraticas representativas, ornamentais, a que as coisas se destinam não nos fornecem criterios de discriminação;podem ser obras de arte um templo, um palácio, uma vivenda uma fortaleza; um móvel ou qualquer utensílio; um paramento sacro, um estandarte, um traje de cerimonia, uma armadura de parada ou de combate.Nem sequer as tecnicas servem para qualificar de artísticos os seus produtos; quase todas as técnicas praticadas pelo homem têm produzido por vezes obras artísticas, mas nenhuma técnica tem produzido sempre obras com valor artístico. Está estabelecida pelo uso uma distinçaão entre artes maiores ( arquitetura, pintura, escultura) e artes menores (todos os generos de artesanato); nas primeiras prevaleceria o momento ideativo ou inventivo,na segunda o momento executivo ou mecânico. Mas, trata-se de uma distinção válida apenas para as culturas que a estabeleceram, e nem sequer é resolutiva neste caso: existem obras de ourivesaria, esmaltes, tecidos,ceramicas, etc.,que artisticamente valem mais do que obras medíocres de arquitetura, pintura ou escultura.
O conceito de arte não define, pois, categorias de coisas, mas um tipo de valor. Este está sempre ligado ao trabalho humano e às suas técnicas e indica o resultado de uma relação entre uma atividade mental e uma atividade operacional. Esta relação não é uma unica possível: tb uma obra de engenharia pode realizar uma relação perfeita de ideação e execução, enem por isso é uma obra de arte. O valor artístico de um objeto é aquele que se evidencia na sua configuração visível ou como vulgarmente de siz, na sua forma, o que está em relação com a maior ou menor importãncia atribuidada à experiência do reall, conseguida mediante a percepção e a representação. Qualquer que seja a sua relação com a realidade objetiva, uma forma é sempre qualquer coisa que é dada a perceber, uma mensagem comunicada por meio da percepção. As formas valem como significantes somentena medida em que uma consciencia lhes colhe o significado: uma obra é uma obra de arte apenas na medida em que a consciencia que a recebe a julga como tal. Portanto, a história da arte para a civilização é fundamental e indispensável. (fonte:Teoria da Arte de Giulio Carlo Argan )
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial